Sobre nós

A aliança reúne nove universidades por toda a Europa, a combinar forças para a construção da Universidade Europeia do futuro.

Inspirada em dar forma a um futuro próspero com a melhor qualidade de vida possível numa sociedade europeia progressista, a E³UDRES² pretende promover o desenvolvimento de cidades de pequena e média dimensão e das suas áreas rurais, criando regiões inteligentes e sustentáveis.

A aliança tem foco na investigação científica com missão e propósito, na educação baseada em desafios, na inovação centrada no ser humano e no intercâmbio do conhecimento multidirecional, interdisciplinar e inter-sectorial entre múltiplos atores.

Um grande Campus Europeu

Descobre as nove instituições de ensino superior da E³UDRES²

A investigação na E³UDRES²

Nossa aliança oferece uma vasta gama de tópicos de investigação especializados, cada um focado numa vertente única, que integra a experiência de diversas disciplinas científicas. Estes tópicos são desenvolvidos em colaboração com pessoal científico reconhecido, estabelecido em diferentes campi dos nossos parceiros. Junta-te a nós e expande as fronteiras da investigação académica europeia!

Saúde, Bem-Estar e Inclusão Social para as Regiões
Soluções Digitais e Deep-Tech (Aplicada) para as Regiões
Economia Resiliente e Inovação para as Regiões
Indústrias Criativas voltadas para a Identidade das Regiões
A estrutura da E³UDRES²

Indivíduos de todas as universidades parceiras da E³UDRES² colaboram em todas as disciplinas para alcançar as suas missões e concretizar as suas visões. Em consonância com os seus princípios fundamentais, a E³UDRES² atribui grande importância ao co-design e à co-criação do desejado campus multiuniversitário, envolvendo todos os membros, parceiros associados e outras partes interessadas relevantes. Assim, todos participam em ações de pesquisa e administração na mesma medida. Cada instituição na E³UDRES² assume a responsabilidade por tarefas e objetivos específicos que a aliança pretende alcançar em conjunto.

 

Atualmente, o trabalho na E³UDRES² é distribuído por dez equipas (internamente conhecidas como Work Packages), que lidam com várias tarefas e abordam os seguintes temas:

A equipa que trabalha na Gestão e Coordenação Geral assegura uma gestão eficaz do projeto, garantindo que a coordenação está alinhada com o plano de projeto definido para a aliança, que as atividades sejam realizadas dentro do orçamento presvisto e que as entregas são cumpridas em tempo útil.

Nesta equipa, o foco está na implementação de um Multi-i-Campus E³UDRES² em prol de uma aprendizagem flexível. Isso envolve fornecer disposições de aprendizagem conjunta, incluindo diplomas conjuntos e microcredenciais, oferecer palestras compartilhadas com o rótulo E³UDRES² e estabelecer um modelo de mobilidade E³UDRES² para a aliança.

A equipa que trabalha no tema “Aprendizagem Inteligente” visa principalmente cultivar mentes empreendedoras e competências de inovação através de diversos formatos de aprendizagem, incluindo os I Living Labs, os Hackathons, o International Engagement Circus e os estágios europeus E³UDRES².

Os objetivos desta equipa passam por estabelecer os Programas Conjuntos de Doutoramento e Centros Conjuntos de Investigação Aplicada de Excelência; fazer a revisão da estratégia de investigação da E³UDRES²; reestruturar as quatro Redes de Investigação da E³UDRES² com as recém-definidas Áreas Focais; e contribuir para o desenvolvimento de capacidades com foco no envolvimento dos alunos em atividades de pesquisa.

Este grupo visa co-criar uma rede transeuropeia de Centros de Inovação Abertos ancorados regionalmente, promovendo ecossistemas de inovação regionais e conectando-os em toda a Europa. Através do seu trabalho, a equipa pretende fortalecer as mentalidades empreendedoras e as capacidades de inovação, contribuir para a educação, inovação, investigação e gestão empreendedoras, além de influenciar políticas tanto a nível regional como europeu.

Esta equipa é responsável por estabelecer o Think Tank da E³UDRES² para a Universidade do Futuro, analisando as políticas, acompanhando as tendências e prevendo o futuro da Universidade Europeia E³UDRES² enquanto trabalha no desenvolvimento colaborativo de estratégia de longo prazo, governança conjunta e modelos de negócios sustentáveis ​​com funcionários, estudantes e partes interessadas, incluindo a integração de instituições de ensino superior com estatuto de parceiro associado dos Balcãs Ocidentais e da Ucrânia.

A equipa que trabalha no em Construção de Capacitação centra-se no reforço do reforço de capacidades em universidades parceiras, incluindo parceiros associados da Ucrânia e dos Balcãs Ocidentais, através da criação de um Centro Conjunto de Apoio virtual. As responsabilidades da equipa envolvem ainda a criação de formatos de rede para o intercâmbio de melhores práticas entre os parceiros E³UDRES², a oferta de programas de formação para melhorar as competências relevantes para os objectivos da aliança e o fornecimento de formação e formatos diversos para desenvolver competências cívicas europeias, aprofundar a compreensão do contexto político da UE, e aumentar as competências interculturais nas instituições parceiras.

Uma das prioridades cruciais para uma cooperação reforçada e melhor integrada, uma aprendizagem aberta e flexível e o reconhecimento dos resultados alcançados requer um sistema de garantia e gestão de qualidade bem preparado, considerando uma abordagem viável para um sistema conjunto ou para a acreditação (conjunta) de estudos. No âmbito das responsabilidades desta equipa, o desenvolvimento de uma metodologia para avaliar a influência da E³UDRES² e dos seus parceiros nas respetivas regiões é uma área de foco chave.

A transição verde das IES europeias só é possível através da utilização das ferramentas da era digital na investigação, no ensino e na inovação. O objetivo da equipa “Digitalização e Infraestrutura” é permitir e aprofundar a integração da colaboração da aliança E³UDRES², desenvolvendo-a numa base digital sólida. Com a ajuda de capacidades e infraestruturas digitais, a aliança E³UDRES², geograficamente espalhada, pode operar e continuar a desenvolver as suas atividades de aprendizagem, ensino, investigação e inovação, bem como a participação das partes interessadas.

A tarefa da equipa “Interação, Impacto e Disseminação” é garantir que a E³UDRES² seja conhecida em todas as instituições individuais e fora delas, e fixada de forma sustentável dentro das instituições. Essa equipa também trabalha em tudo relacionado ao marketing, gerencia nossos canais de mídia social E³UDRES², monitora o impacto, colabora com a mídia do campus e produz merchandising e design gráfico para a aliança.

A nossa história

A ideia de criar a E³UDRES² surgiu da necessidade de conceber (e desenvolver) a universidade europeia do futuro. O conceito se materializou em uma aliança entre várias universidades, com o intuito não apenas de facilitar a mobilidade dos estudantes e investigadores, mas também de promover a colaboração entre diferentes áreas de conhecimento, encorajando a participação de empresas, organizações e cidadãos.
Uma disrupção no panorama do ensino superior europeu

Na Cimeira de Gotemburgo de 2017, os líderes da EU delinearam uma visão para a educação e cultura, traduzindo-a na iniciativa “Universidades Europeias”. 

Estas têm então como objetivo alargar o horizonte aos jovens europeus, permitindo-os cooperar além das línguas, fronteiras ou disciplinas, mas também enfrentar os desafios sociais e a escassez de competências enfrentada na Europa.

Uma aliança entre
nove instituições de ensino superior

Por toda a Europa, laços começaram a ser criados entre várias instituições de ensino superior, e uma dessas sinergias resultou na criação da aliança universitária E³UDRES². Iniciada pela Universidade de Ciências Aplicadas de St. Pölten (Áustria), os futuros membros do consórcio E³UDRES² foram então convidados, com base na sua motivação para participar no projeto, transmitindo os valores e objetivos estratégicos da E³UDRES².

No dia 1 de outubro de 2020, a E³UDRES² celebrou finalmente o seu lançamento oficial, inicialmente com seis parceiros, Áustria, Portugal, Bélgica, Hungria, Letónia e Roménia. Em 2023, Países Baixos, Alemanha e Finlândia juntaram-se à aliança.