A investigação na E³UDRES²

Inspirada em dar forma a um futuro próspero com a melhor qualidade de vida possível numa sociedade europeia progressista, a E³UDRES² pretende promover o desenvolvimento de cidades de pequena e média dimensão e das suas áreas rurais, criando regiões inteligentes e sustentáveis.

A aliança tem foco na investigação científica com missão e propósito, na educação baseada em desafios, na inovação centrada no ser humano e no intercâmbio do conhecimento multidirecional, interdisciplinar e inter-sectorial entre múltiplos atores.

Formatos educacionais
baseados em desafios

Inspirada em dar forma a um futuro próspero com a melhor qualidade de vida possível numa sociedade europeia progressista, a E³UDRES² visa promover o desenvolvimento de cidades de pequena e média dimensão e das suas áreas rurais, criando regiões inteligentes e sustentáveis.

Estamos A Construir a Universidade do Futuro E Moldar Regiões Inteligentes e Sustentáveis

NOSSAS áreas de foco

Com os temas abrangentes de “Regiões Inteligentes e Sustentáveis”, bem como de “Universidades do Futuro”, a aliança E³UDRES² visa apoiar as regiões europeias a torná-las lugares inovadores e preparados para o futuro para todos. Em conexão com estes temas, E³UDRES² concentra-se em mais quatro tópicos:

Saúde, Bem-Estar e Inclusão Social para as Regiões

Muitos desafios societais urgentes decorrem do envelhecimento da sociedade, do êxodo rural e da migração, bem como de disparidades substanciais entre as zonas urbanas e as regiões rurais. As tecnologias e a inovação contribuem e servem os valores europeus e a sua concretização na vida das pessoas, idealmente capacitando e fortalecendo a democracia. A E³UDRES² visa apoiar o desenvolvimento, a valorização das regiões e a partilha de boas práticas, abordando diversas formas de resiliência das pequenas comunidades.

Soluções Digitais e Deep-Tech (Aplicada) para as Regiões

Alinhada à prioridade da Comissão Europeia para “Uma Europa preparada para a era digital”, esta área de foco trata da capacitação e do desenvolvimento de quadros para vários desafios regionais. O desenvolvimento e a implantação destas tecnologias em produtos e serviços reais para a sociedade e a economia, bem como as competências necessárias para que as pessoas as utilizem, implementem e explorem ainda mais, são a chave para superar os desafios regionais.

Economia Resiliente e Inovação para as Regiões

Em sintonia com as prioridades da Comissão Europeia para promover “Um Acordo Verde Europeu” e “Uma economia que funcione para as pessoas”, esta área de investigação aborda os desafios relacionados com o desenvolvimento e implementação de infraestruturas, ambientes de vida e de trabalho, indústrias transformadoras, transporte, agricultura e produção alimentar. Estes devem ser resilientes, sustentáveis, inovadores e promovidos pela digitalização, proporcionando qualidade de vida e estando estreitamente ligados ao desenvolvimento regional. Para realizar plenamente o potencial da transição verde e digital, é necessária uma abordagem interligada, abrangente, interdisciplinar e inter-sectorial na educação, investigação e inovação para moldar o futuro dos diversos setores económicos.

Indústrias Criativas voltadas para a Identidade das Regiões

Alinhada a recentes atividades emblemáticas europeias, como o Novo Bauhaus Europeu, este tema reflete como a criatividade é uma das competências-chave mais importantes do nosso tempo. Além disso, o papel das repercussões culturais e criativas como motores de inovação inter-sectorial é amplamente reconhecido como um estimulante na sociedade e na economia em geral. As indústrias criativas não são apenas importantes para a identidade da região e para a preservação do seu património cultural, mas também são pioneiras em experimentar e adotar tecnologias digitais. O alto número de trabalhadores independentes e de PMEs neste setor, bem como a compatibilidade com o trabalho remoto, o co-working e outras abordagens do Novo Trabalho oferecem inúmeras oportunidades para as Regiões S² (Smart and Sustainable) reforçarem a capacidade de inovação e criarem soluções orientadas para o futuro. empregos.

Tenho dúvidas, como posso esclarecer?

• Consulte as nossas FAQs abaixo
  • Contacte-nos através do endereço