2ª edição do HackathON
De 13 a 14 de outubro de 2022, a segunda edição do E³UDRES² Hackathon voltou a juntar equipas de estudantes internacionais, profissionais académicos e cidadãos para um desafio de 36 horas.




#ChangeYourEurope
No 2º Hackathon da E³UDRES² procurámos respostas para 6 desafios a nível europeu.
Juntamente com uma equipa internacional, as equipas desenvolveram uma ideia para o desafio à sua escolha, depois apresentadas em forma de pitch a um júri de peritos de renome.
Foram 36 horas para desenvolvimento de soluções (um plano de projeto, uma ideia de protótipo, etc.) com a ajuda do stakeholder autor do desafio e mentor.
Autor do desafio: Ziekenhuis Oost-Limburg (ZOL) | Bélgica
Os serviços de saúde são frequentemente centralizados em hospitais. Em 2021, o governo flamengo aprovou o “Programa Impulso Inovação nos cuidados e na saúde” para se tornar o hotspot europeu para as tecnologias médicas um cuidado. Existe uma grande diversidade entre as diferentes instalações no domínio da saúde electrónica. Uma implementação bem sucedida de serviços de saúde digitais e eletrónicos requer orientação e apoio profissional do setor. Por outro lado, a saúde digital, especialmente para os doentes idosos, requer uma requalificação digital.
Questões a resolver:
Autor do desafio: Medifood Ltd. | Hungria
Os sistemas alimentares globais enfrentam o duplo desafio de aumentar a procura de alimentos enquanto competem por recursos como a terra, a água e a energia. A produção global de alimentos é responsável por um terço de todos os gases de efeito estufa emitidos pela atividade humana, com a criação de gado para a produção de carne a causar o dobro da poluição da produção de alimentos de origem vegetal. Assim, temos de diminuir significativamente a pegada de carbono das cadeias de abastecimento agro-alimentar. Uma forma é desenvolver novos produtos alimentares com elevado teor nutricional, baixos custos de produção, e baixo impacto ambiental. As fontes alternativas de proteínas parecem ser uma boa solução para isso.
Questões a resolver:
Autor do desafio: Politehnica University Timisoara | Roménia
Existe ainda uma massa crítica de pessoas que poderia beneficiar do enriquecimento das suas capacidades de inovação e empreendedorismo – há vários recursos financeiros e projectos disponíveis, e eles apoiam parcerias, trabalho em rede, inovação aberta e colaborativa, e transferência de conhecimento. Tem havido um enorme aumento da actividade de inovação a nível nacional de acordo com o Painel Europeu da Inovação de 2021, tendo a Roménia o estatuto de Innovator Emergent Innovator.
Questões a resolver:
Autor do desafio: Projeto SPLIT | Portugal
O projecto SPLIT pretende transferir para o mercado os conhecimentos desenvolvidos por uma equipa de investigadores e clínicos. Centrando-se na condição de saúde que causa mais incapacidade nos utilizadores, tanto em Portugal como no mundo, lombalgia, o SPLIT é definido como um programa de cuidados integrados e interdisciplinares informado pela melhor evidência disponível que permitiu uma redução de 80% na probabilidade de os utilizadores desenvolverem dores lombares persistentes e incapacitantes (crónicas) em comparação com os cuidados habituais prestados nos cuidados primários.
Questões a resolver:
Autor do desafio: N’Cyan | Áustria
O turismo é a principal fonte de rendimento económico da maioria dos vales de montanha na Áustria. Estas regiões austríacas são sobretudo conhecidas pelas suas oportunidades de turismo de Inverno de alta qualidade, como o esqui ou as caminhadas. No entanto, também o turismo de Verão é importante para estas regiões. A pandemia atingiu duramente esta indústria específica, criando a necessidade de proteger a população local contra a subtração. Além disso, as alterações climáticas estão a começar a ameaçar a estação do Inverno. Os destinos alpinos austríacos precisam de repensar as suas estratégias no sentido de uma oferta “turística” mais ampla e de destinos para todo o ano.
Questões a resolver:
Autor do desafio: Agência de Desenvolvimento Valmiera | Letónia
Um problema na cultura de arranque é que quando nasce uma boa ideia, nem sempre há um bom plano de implementação, de desenvolvimento para as empresas. Mesmo quando o proprietário da ideia fez um bom trabalho criando um modelo de negócio ou mesmo um plano de negócio detalhado, muitas vezes as coisas falham devido à falta de equipa ou de dedicação dos membros da equipa. Este problema poderia ser resolvido com uma visão a longo prazo e diferentes abordagens em diferentes fases de desenvolvimento inicial.
Questões a resolver:
Hackathon Hubs (IPS, UCLL, MATE): locais presenciais onde as equipas se podem reunir fisicamente para trabalhar nas suas soluções, estando interligados entre todos os países, ou totalmente online em casa.
O evento principal será em inglês, contudo, no decorrer da maratona poderás falar qualquer idioma acordado na tua equipa.
Todas as apresentações das equipas são julgadas por um júri especializado a fim de avaliar as soluções mais promissoras.
Estudantes e funcionários de todas as instituições parceiras E³UDRES², e cidadãos das regiões E³UDRES².
O vencedor do 2º Hackathon da E³UDRES² participa no Bootcamp 2023.
36 horas.
De 13 a 14 de outubro de 2022, a segunda edição do E³UDRES² Hackathon voltou a juntar equipas de estudantes internacionais, profissionais académicos e cidadãos para um desafio de 36 horas.
De 23 a 24 de setembro de 2021, equipas de estudantes internacionais, profissionais académicos e cidadãos fizeram parte da nossa primeira edição do E³UDRES² Hackathon. Descobre os desafios e as soluções encontradas!