A investigação na E³UDRES²
Missão
A E³UDRES² é uma aliança universitária europeia que visa testar e validar modelos e áreas para cooperação a longo prazo entre as instituições da aliança. As suas 3 redes de investigação são focadas nas áreas da Economia Circular (CE), Bem-Estar e Envelhecimento (WB&A) e Contribuição Humana para a Inteligência Artificial (HCtAI), sendo constituídas por investigadores das 6 instituições da E³UDRES².
Está previsto que entre 2020-2023 sejam formados 3 grupos de investigação por cada rede, todos eles incluindo pelo menos um investigador de cada entidade parceira: os grupos de 1ª geração foram formados em 2020/2021, os de 2ª geração em 2021/2022 e os de 3ª geração serão formados em 2022/2023.
Os grupos de 1ª geração têm, ainda, em mãos o desenvolvimento dos seguintes projetos internos focados em ciência cidadã e financiados pelo projeto E³UDRES², a decorrer de outubro de 2021 a setembro de 2023:
- Rede CE – projeto Change CornEr
- Rede WB&A – projeto Virtual Gym
- Rede HCtAI – projeto MultiSense
Objetivos
– Criação das 3 redes de investigação da E3UDRES2, com a definição de áreas/linhas para colaboração em investigação, bem como de procedimentos e um código de conduta conjunto, para suportar o seu crescimento;
– Angariação de outros investigadores, empresas e outras organizações, estudantes e cidadãos para participarem em projetos de ciência cidadã e/ou projetos baseados nos desafios das regiões;
– Implementação dos laboratórios vivos de investigação, realizados anualmente;
– Formação de equipas e elaboração de propostas científicas para submissão a financiamento externo.
Contribuição Humana para a Inteligência Artificial
Esta rede visa diminuir as barreiras da utilização de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) em várias áreas da nossa vida, aumentando a interação entre os seres humanos e a IA. Isto envolve aspetos de explicabilidade e fiabilidade, bem como barreiras técnicas como a disponibilidade e qualidade dos dados.


Bem-estar e envelhecimento ativo
O objetivo final deste tópico de investigação é colmatar o fosso entre a esperança de vida e os anos vividos com deficiência. A Rede Bem-estar e Envelhecimento estabeleceu linhas principais de interesse comum que, . combinadas, pretendem contribuir com soluções inovadoras para a prevenção do declínio funcional (ao mesmo tempo que promovem a capacidade funcional) dos indivíduos para serem o mais capazes possível ao longo de toda a sua vida.
Economia Circular
O objetivo desta rede de investigação é contribuir para uma transformação da nossa economia actualmente linear (take-make-consume-throw away) em circular (take-make-consume-remake). A Rede de Economia Circular estabeleceu uma série de campos de interesse comum, os quais pretendem contribuir para criar processos económicos circulares para reduzir os resíduos ao mínimo, poupar matérias-primas e reduzir a pressão sobre o ambiente.
