A investigação na E³UDRES²

Objetivos

As instituições de ensino superior que fazem parte da E³UDRES² têm como objetivo co-criar ideias e conceitos inovadores para as futuras universidades. Esta colaboração visa estabelecer novos formatos e eventos, introduzir uma abordagem educativa baseada em desafios, reunir investigadores para pesquisas orientadas por missões e servir como plataforma para inovação centrada no ser humano. Todos estes elementos contribuem para a visão da E³UDRES² de criar um campus multiuniversitário em toda a Europa.

A sigla E³UDRES² representa “Universidade Europeia Envolvida e Empreendedora para Regiões Europeias Inteligentes e Sustentáveis”. Através do seu poder coletivo, conhecimento, experiência e perícia, a E³UDRES² tem como objetivo auxiliar cidades europeias de médio e pequeno porte a transformarem-se em “Regiões Inteligentes e Sustentáveis”.

Estas regiões são pensadas para serem resilientes no futuro, proporcionando a melhor qualidade de vida possível aos seus cidadãos e refletindo uma sociedade europeia voltada para o progresso. Nestas regiões inteligentes e sustentáveis, encontram-se instituições de ensino superior que necessitam repensar as suas operações, métodos de ensino e valores fundamentais para enfrentar os desafios que o futuro reserva – moldando assim a Universidade do Futuro.

Missão & Visão

A aliança E³UDRES² é um exemplo de uma Universidade Europeia envolvida e empreendedora, que responde aos desafios sociais, ambientais e económicos do século XXI e compromete-se com os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Atua como um laboratório vivo para a sociedade do futuro em regiões europeias progressistas e conecta pesquisa, inovação, educação e serviço à comunidade.

Estamos A Construir a Universidade do Futuro E Moldar Regiões Inteligentes e Sustentáveis

Contribuição Humana para a Inteligência Artificial

Esta rede visa diminuir as barreiras da utilização de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) em várias áreas da nossa vida, aumentando a interação entre os seres humanos e a IA. Isto envolve aspetos de explicabilidade e fiabilidade, bem como barreiras técnicas como a disponibilidade e qualidade dos dados.

Uma mão humana a cumprimentar uma mão robótica em um aperto de mãos.
Uma senhora a sorrir, sendo abraçada por seu parceiro, ambos idosos.

Bem-estar e Envelhecimento ativo

O objetivo final deste tópico de investigação é colmatar o fosso entre a esperança de vida e os anos vividos com deficiência. A Rede Bem-estar e Envelhecimento estabeleceu linhas principais de interesse comum que, . combinadas, pretendem contribuir com soluções inovadoras para a prevenção do declínio funcional (ao mesmo tempo que promovem a capacidade funcional) dos indivíduos para serem o mais capazes possível ao longo de toda a sua vida.

Economia Circular

O objetivo desta rede de investigação é contribuir para uma transformação da nossa economia actualmente linear (take-make-consume-throw away) em circular (take-make-consume-remake). A Rede de Economia Circular estabeleceu uma série de campos de interesse comum, os quais pretendem contribuir para criar processos económicos circulares para reduzir os resíduos ao mínimo, poupar matérias-primas e reduzir a pressão sobre o ambiente.

Mãos segurando um bocado de terra, com uma planta a nascer desta terra. Há desenhos por cima da imagem, representando sol, vento e uma gota d'água.
Uma rua cheia de pessoas caminhando

Indústrias Criativas voltadas para a Identidade das Regiões

As indústrias criativas, pioneiras na adoção de tecnologias digitais, não só contribuem para a identidade e preservação cultural de uma região, mas também são motores de inovação intersectorial. O alto número de trabalhadores independentes e PMEs (Pequenas e Médias Empresas) neste setor, aliado à afinidade pelo trabalho remoto e co-working, oferece oportunidades significativas para regiões sustentáveis e inteligentes fortalecerem a inovação e criarem empregos orientados para o futuro.

Tenho dúvidas, como posso esclarecer?

• Consulte as nossas FAQs abaixo
  • Contacte-nos através do endereço ✉️ eudres@ips.pt