Achas que sabes o que é a E³UDRES²? |

Explora todas as curiosidades

e descobre outras!

A E³UDRES² foca-se em três tópicos de investigação, nomeadamente o Bem- estar e envelhecimento ativo, a Economia circular e a Contribuição humana para a Inteligência Artificial (IA). Estes temas de investigação incluem investigadores, alunos, inovadores, empreendedores e outras partes (regionais) interessadas, que trabalham conjuntamente para fornecer resultados científicos amplamente reconhecidos.

A E³UDRES² promove a mobilidade dos estudantes de cada instituição do Consórcio. Ao participares nas atividades disponíveis terás a possibilidade de experimentar ambientes de trabalho inovadores e criativos, viajando para algum dos países da aliança (Áustria, Portugal, Letónia, Roménia, Bélgica, Hungria, Alemanha ou Países Baixos). O último Bootcamp, por exemplo, teve lugar em St. Jakob in Defereggen, na Áustria.

As metodologia aplicadas na E³UDRES², como por exemplo os I Living Labs, têm como objetivo envolver estudantes, investigadores e organizações/empresas, os num trabalho conjunto na procura de soluções para problemas identificados regionalmente em cada um países da aliança, contribuindo assim para o desenvolvimento dos mesmos.

Do que estás à espera?

Seres estudante do IPS, uma das Instituições de Ensino Superior da E³UDRES², dá-te a oportunidade de beneficiares de diferentes possibilidades de mobilidade, de contribuíres para o desenvolvimento de regiões mais inteligentes e sustentáveis e de trabalhares com equipas internacionais e multidisciplinares! Temos à tua disposição atividades como os I Living Labs e o Bootcamp, onde para além de receberes ECTS e cooperares com estudantes de outras instituições, poderás trabalhar com empresas, encontrando soluções para os seus desafios. Se pensas melhor sob pressão, então o Hackathon é o desafio certo para ti! Esta competição de 36 horas é uma oportunidade única de contribuíres para mudar o futuro das regiões envolvidas, construir uma rede internacional de contactos e ganhar prémios com ideias inovadoras.

A E³UDRES² pretende apoiar a transição para universidades à prova de futuro, delineando o caminho para aquilo que serão as universidades no ano 2030 (e mais além), coocriando novas formas de como a aprendizagem e o ensino podem ser transformados para se adaptarem às necessidades da sociedade progressista. Neste sentido, um dos principais objetivos será permitir aos estudantes completarem os seus cursos noutras instituições da aliança, possibilitando incorporar diferentes abordagens e perspetivas ao seu percurso académico.

CV

A E³UDRES² promove várias iniciativas, como os I Living Labs, o Bootcamp e o Hackathon, com o intuito de te proporcionar oportunidades de desenvolver e praticar os teus conhecimentos em várias áreas, bem como competências linguísticas, interculturais e de liderança. Se queres ter uma experiência internacional, sem passares o semestre inteiro no estrangeiro, na E³UDRES² poderás trabalhar com equipas internacionais e multidisciplinares na procura de soluções para desafios regionais enfrentados pelos países da aliança, desenvolvendo simultaneamente competências transversais cada vez mais importantes no mercado de trabalho: pensamento crítico, capacidade de resolver problemas, criatividade para lidar com obstáculos e aprender a lidar com incertezas.

As metodologia aplicadas na E³UDRES², como por exemplo os I Living Labs, têm como objetivo envolver estudantes, investigadores e organizações/empresas, os num trabalho conjunto na procura de soluções para problemas identificados regionalmente em cada um países da aliança, contribuindo assim para o desenvolvimento dos mesmos.

As alianças universitárias europeias

Em 2019 foram financiadas 17 alianças, envolvendo 3 instituições de ensino superior portuguesas. Em 2020 nasceram 24 novas alianças, das quais 7 contam com a participação de instituições portuguesas. Apesar de todas as alianças serem criadas ao abrigo do mesmo programa (Iniciativa Universidades Europeias), cada uma tem os seus próprios objetivos, missão e áreas de investigação e ao todo, apenas 5% das instituições de ensino superior da Europa fazem parte de destas alianças. A aliança E³UDRES², da qual o IPS faz parte, tem como objetivo estabelecer um campus multi-universitário exemplar em toda a Europa, para além de pretender formar, motivar e envolver estudantes, educadores, investigadores, empresários, pessoal não académico e outros, transformando-os em agentes de mudança capazes de contribuir com soluções para desafios globais, por exemplo, economia circular, bem-estar e a contribuição humana para a inteligência artificial.

A E³UDRES² é muitas vezes associada ao programa Erasmus, contudo são distintos. O programa Erasmus visa criar a oportunidade de estudar, estagiar, ter formação e ganhar experiência no exterior, enquanto a E³UDRES², apesar de promover a mobilidade internacional, trata-se de uma aliança universitária europeia focada na construção das universidades do futuro, procurando contribuir para o desenvolvimento de regiões mais inteligentes e sustentáveis.

Apesar de todas estas iniciativas se focarem na procura de soluções para desafios reais, apresentam particularidades distintas, com desafios diferentes em cada uma. Os I Living Labs atribuem 6 ECTS e apresentam uma duração de 6-8 semanas, em formato híbrido. O Bootcamp, por sua vez, dá-te a oportunidade para desenvolveres as tuas ideias, num ambiente inovador num dos países da aliança, atribuindo 3 ECTS à tua participação. O Hackathon é uma competição de 36 horas, a qual acontece num formato virtual e onde todas as apresentações das equipas são julgadas por um júri especializado a fim de avaliar as soluções mais promissoras.