Politécnico de Setúbal representado no Bootcamp E³UDRES² 2025, na Áustria

O Politécnico de Setúbal marcou presença no mais recente Bootcamp E³UDRES², que decorreu em julho de 2025 na Universidade de St. Pölten, na Áustria, reunindo participantes de várias instituições europeias parceiras da aliança para uma semana intensiva de cocriação, desenvolvimento de ideias e inovação colaborativa.

A comitiva do IPS integrou dois docentes da ESCE, Ângelo Batista e Pedro Mares, e três estudantes: Pedro Amador (ESCE), Maria Barbosa (ESTB) e Amira Babkir (ESTS).

Durante o Bootcamp, os participantes foram desafiados a colaborar em equipas internacionais e multidisciplinares, aplicando metodologias de design thinking e resolução criativa de problemas a desafios concretos, com enfoque em soluções sustentáveis e orientadas para as comunidades locais. O programa incluiu ainda sessões práticas, momentos de formação, networking e contacto direto com parceiros regionais, proporcionando uma experiência de aprendizagem prática, dinâmica e intercultural.

Enquanto facilitador, o docente Ângelo Batista integrou a equipa Wild & Hungry, vencedora do prémio “Most Innovative Solution”. Ao longo dos seis dias de trabalho, teve a responsabilidade de desenhar e conduzir sessões criativas com os estudantes:

“Trabalhar com jovens motivados e de diferentes contextos foi inspirador e proporcionou um ambiente de aprendizagem muito dinâmico. A diversidade de perspetivas foi um dos maiores trunfos deste bootcamp, permitindo um verdadeiro intercâmbio cultural e intelectual. Esta experiência reforçou a minha paixão por facilitar processos de aprendizagem inovadores e colaborativos.”

Por sua vez, o docente Pedro Mares, que acompanhou a equipa Balcony Boosters — distinguida com o prémio “Best User Experience Design” —, destaca o ambiente criativo do evento e o seu impacto pedagógico:

“Participei em experiências de aprendizagem colaborativas e dinâmicas, num ambiente que valorizou a diversidade, a experimentação e o crescimento mútuo. Esta vivência reforçou a minha convicção no poder transformador da educação centrada na criatividade e colaboração, permitindo aos estudantes desenvolverem soft skills essenciais para o seu futuro.”

A participação do IPS neste Bootcamp reforça o compromisso da instituição com a formação de cidadãos europeus ativos e inovadores, alinhando-se com os objetivos estratégicos da aliança E³UDRES² na promoção de regiões mais inteligentes, sustentáveis e inclusivas.