O Politécnico de Setúbal marca presença na 1ª Assembleia Geral da Universidade Europeia E³UDRES² 2.0

Na passada semana (6 a 8 de março de 2024), o Instituto Politécnico de Setúbal esteve presente na primeira Assembleia Geral E³UDRES² da segunda fase de financiamento do projeto, um encontro internacional dos nove parceiros da aliança E³UDRES², realizada na Universidade Politécnica de Timisoara, Roménia.

Esta primeira Assembleia Geral contou com a presença de membros da Executive Board, Advisory Board, Board of Student Representatives, E³UDRES² Head Office, coordenadores locais, representantes das equipas de trabalho e dos parceiros associados da E³UDRES². Este evento dinâmico e colaborativo proporcionou uma plataforma para troca e interação entre os membros diversificados da aliança, permitindo discussões envolventes sobre os objetivos do projeto, a partilha de melhores práticas e o fortalecimento de conexões significativas entre os parceiros. A Assembleia serviu como um momento crucial para avançar coletivamente, com os membros a colaborarem na definição da direção futura da E³UDRES².

Num ambiente de colaboração, o evento visou fortalecer parcerias, incentivar a troca de conhecimentos e impulsionar a organização para novos patamares de sucesso. Os participantes fizeram parte de um encontro produtivo que promoveu a unidade e impulsionou a comunidade E³UDRES² em direção a objetivos comuns.

O Politécnico de Setúbal fez-se representar pela sua Presidente Ângela Lemos, pelos Vice-Presidentes Rodrigo Lourenço e Luisa Carvalho e pelo Pró-Presidente Raquel Barreira. A delegação do IPS participou ativamente em várias partes da Assembleia Geral, refletindo o compromisso contínuo do Instituto com a excelência educativa, inovação em ensino e aprendizagem, e a importância da coordenação eficaz dentro da aliança. O Professor Rodrigo Lourenço, Vice-Presidente liderou ainda uma mesa de foco sobre a “Label E³UDRES²”, integrada no trabalho da equipa “Quality and Evaluation” liderada pelo IPS, discutindo padrões e expectativas dentro do consórcio. Por outro lado, Ivan Svac, em representação dos estudantes do IPS, levou a perspetiva estudantil ao “Board of Students”, que procura assegurar a inclusão das suas vozes na direção futura do consórcio.

A participação ativa do IPS sublinha o seu papel proeminente na aliança, contribuindo significativamente para a definição da direção futura do consórcio e promovendo a excelência em educação, investigação e envolvimento comunitário.

A E³UDRES², engaged and entrepreneurial european university as driver for european smart and sustainable regions, é uma das 50 Universidades Europeias – uma iniciativa lançada pela Comissão Europeia – que une instituições de ensino superior europeias que decidiram trabalhar em conjunto e colaborar nas áreas de investigação, ensino e inovação.