Encontros Estratégicos em Portugal Sinalizam um Início de Ano Promissor na E³UDRES²

Planeamento e colaboração rumo a um futuro inovador

O mês de fevereiro foi marcado por encontros estratégicos no Politécnico de Setúbal, que recebeu visitantes internacionais das instituições parceiras no âmbito da aliança E³UDRES². O Secretário-Geral da aliança, Michal Karpíšek, esteve numa reunião com a Presidente do IPS, Ângela Lemos, onde foram delineados os próximos passos deste ambicioso processo colaborativo. Participaram também os Professores Luísa Carvalho, Rodrigo Lourenço e Raquel Barreira, membros-chave da equipa académica responsável pela ligação entre o Politécnico de Setúbal e a aliança E³UDRES². Durante o encontro, foram discutidos os rumos que moldarão o futuro da aliança, com o objetivo de estabelecer prioridades para o próximo ano e desenvolver uma trajetória conjunta em direção ao crescimento e à inovação. 

Michal Karpíšek reuniu-se, ainda, com a equipa portuguesa que faz parte do WP10, responsável pela Interação, Impacto e Disseminação da E³UDRES². Durante a conversa, a equipa liderada pela Professora Susana Galvão, da Escola de Ciências Empresariais/IPS, abordou a estratégia de comunicação em desenvolvimento. Juntos, exploraram as nuances das principais questões de comunicação da E³UDRES², consolidando o plano desenhado para promover uma comunicação eficaz alinhada com os objetivos da aliança. 

O Funil de Talentos da E³UDRES²

Outros grupos de trabalho reuniram-se em Portugal, neste mês, para definir passos cruciais para o futuro da aliança. A equipa do WP8 (Avaliação e Qualidade) concentrou-se na identificação, ponderação e mensuração dos resultados recentes (ou futuros) e objetivos. Já os membros do WP3 (Smart Learners) estiveram juntos no Politécnico de Setúbal, colaborando de forma sinérgica no desenvolvimento do “Talent Funnel”. Este último trata-se de um sistema de ações que oferece formatos interligados de aprendizagem interdisciplinar, orientados para a prática e com o propósito de impulsionar o empreendedorismo. O Talent Funnel tem grande importância na fase atual da E³UDRES², que concentra esforços em proporcionar aos estudantes e investigadores maior flexibilidade na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades.  


Os visitantes vieram de múltiplas instituições parceiras do Politécnico na aliança: as Universidades de Ciências Aplicadas de Fulda (Alemanha), Saxion (Países Baixos), Leuven-Limburg (Bélgica), St Pölten (Áustria), JAMK (Finlândia) e trouxeram consigo os nossos parceiros associados do Kosovo, Universidade de Ciências Aplicadas de Ferizaj.
Ao unir forças e compartilhar ideias, a visita do Secretário-Geral estreitou os laços entre o Politécnico e a aliança E³UDRES². Os encontros presenciais foram cruciais neste início de ano, inspirando as equipas e impulsionando o avanço conjunto no cenário educacional e científico. 

Explora a galeria de imagens: