Indústrias Criativas voltadas para a Identidade das Regiões

As indústrias criativas, através do pioneirismo na adoção de tecnologias digitais, contribuem para a identidade e preservação cultural de uma região. Além disso, são motores de inovação intersectorial. O alto número de trabalhadores independentes e PMEs (Pequenas e Médias Empresas) neste setor, aliado à afinidade pelo trabalho remoto e co-working, oferece oportunidades significativas para regiões sustentáveis e inteligentes fortalecerem a inovação e criarem empregos orientados para o futuro.

Hub de Inovação para Indústrias Criativas e Media Digitais

O Hub de Inovação para Indústria Criativas e Media Digitais funciona como um catalisador para a criatividade, a inovação e o crescimento nas indústrias criativas e no domínio dos meios de comunicação digitais a nível europeu. Localizado em St. Pölten, na Áustria, este centro de inovação oferece uma série de atividades no domínio da educação empreendedora, networking e matchmaking, além do apoio a start-ups.

Este Hub faz parte do projeto EINS, a rede da E³UDRES² de Empreendedorismo e Inovação para Regiões Europeias Inteligentes e Sustentáveis (E.I.N.S.) que tem foco no empreendedorismo e na inovação no ensino superior.

🌐 Colaboração Criativa

O Open Innovation Hub promove a colaboração para o desenvolvimento de ideias inovadoras nas indústrias criativas e media digitais. Incentiva a pensar fora da caixa e a trabalhar em conjunto para avançar o estado da arte nestas áreas.

💡 Inovação Digital

Este Hub dá suporte ao desenvolvimento de novos modelos de negócios, produtos e serviços digitais por meio da educação, investigação e empreendedorismo. Isto contribui para a competitividade e a sustentabilidade de diversas regiões europeias.

🤝 Apoio aos Empreendedores

O Hub oferece recursos como capacitação, orientação e oportunidades de networking para auxiliar na abertura e expansão de negócios.

A criatividade a serviço da inovação

A área de investigação Indústrias Criativas voltadas para a Identidade das Regiões destaca a importância da criatividade como uma competência crucial nos dias de hoje. As indústrias criativas também geram os “spillovers” criativos. Isso significa que as novas ideias, inovações ou processos criados por empresas na indústria criativa são frequentemente adotados por instituições em outras indústrias, proporcionando melhorias 

Descubra como se envolver e contribuir para esta área de investigação. Explore oportunidades de colaboração, processos de inscrição e o caminho para se tornar parte integrante da comunidade E³UDRES².