Olívio Encoge leva o IPS até ao Parlamento Europeu na Assembleia dos Estudantes Europeus

Foi em Estrasburgo, no coração da democracia europeia, que Olívio Encoge, estudante do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), viveu uma experiência inesquecível ao participar na Assembleia dos Estudantes Europeus. Integrado na aliança E³UDRES², o evento decorreu no icónico hemiciclo do Parlamento Europeu e reuniu jovens de várias nacionalidades para discutir o presente e o futuro da Europa — sempre com os olhos postos na diversidade, na cooperação e na cidadania ativa.

Olívio foi um dos estudantes selecionados para representar a aliança E³UDRES² nesta iniciativa que uniu estudantes de diferentes culturas e áreas do saber. Ao longo de vários dias, participou em debates, sessões colaborativas e momentos de networking informal, onde se partilharam ideias, convicções e visões de futuro. Mas mais do que palavras, viveu-se a Europa em ação.

“Participar na Assembleia dos Estudantes Europeus foi uma das experiências mais enriquecedoras do meu percurso académico. Representar Portugal e o Instituto Politécnico de Setúbal no Parlamento Europeu foi um enorme privilégio e uma oportunidade única que nunca irei esquecer.”

Entre troca de perspetivas e dinâmicas em grupo, emergiu o verdadeiro espírito do lema europeu “Unidade na Diversidade”. Para Olívio, essa diversidade foi não apenas visível, mas sentida em cada conversa e momento de partilha.“A convivência com colegas de toda a Europa reforçou em mim a importância de manter viva esta visão de uma Europa plural, inclusiva e participativa. Num tempo em que certos valores parecem ser postos à prova, esta experiência veio lembrar-me como o respeito pelas diferenças nos torna mais fortes enquanto comunidade.”

A sua intervenção, apresentada também na mais recente reunião do Board of Coordinators da E³UDRES², foi amplamente elogiada pela clareza, entusiasmo e profundidade. Um testemunho que é, ao mesmo tempo, pessoal e coletivo — e que deixa uma mensagem clara: “Volto com orgulho, gratidão e esperança de que mais estudantes portugueses possam viver algo assim.”

A participação de Olívio Encoge é mais um exemplo da forma como o IPS continua a afirmar-se, no seio da E³UDRES², como uma instituição aberta ao mundo, promotora de experiências transformadoras e de uma educação verdadeiramente europeia.