Os I Living Labs duram 6 semanas (30 horas de contacto), e tem como objetivo criar ambientes de trabalho interdisciplinares onde são desenvolvidas soluções para problemas reais que contribuam positivamente para o desenvolvimento de regiões inteligentes e sustentáveis. Esta atividade se destina a todos os estudantes que pretendam ser agentes de mudança nas suas próprias comunidades locais, procurando uma solução que faça a diferença na sociedade em geral.

Sobre os I Living Labs

Atividade internacional e multidisciplinar que envolve as 9 instituições da aliança

As instituições de ensino superior que fazem parte da E³UDRES² têm como objetivo co-criar ideias e conceitos inovadores para as futuras universidades. Esta colaboração visa estabelecer novos formatos e eventos, introduzir uma abordagem educativa baseada em desafios, reunir investigadores para pesquisas orientadas por missões e servir como plataforma para inovação centrada no ser humano.

Todos estes elementos contribuem para a visão da E³UDRES² de criar um campus multiuniversitário em toda a Europa.

Quem faz parte?

Por que participar?

  • Experiência internacional

    Nos ILL, as equipas são constituídas por estudantes do IPS e por estudantes dos outros sete parceiros europeus da E³UDRES² Universidade Europeia, com diferentes nacionalidades, origens e cursos distintos.

  • Networking

    Para além de estudantes de diferentes países, compartilharás a tua experiência com empresas/organizações, educational entrepreneurs e t-shapers.

  • Desenvolves competências futuras

    Ao procurares uma solução para um problema real, estarás a desenvolver competências futuras cada vez mais importantes no mercado de trabalho: pensamento crítico, capacidade de resolver problemas, criatividade para lidar com obstáculos e aprender a lidar com incertezas.

  • Ganhas ECTS

    No final da tua participação, serão te atribuídos 6 ECTS e uma nota qualitivativa relativa ao teu desempenho.

  • Resolves problemas reais

    Nos I Living Labs, os estudantes trabalham desafios apresentados por stakeholders externos, para os quais a solução poderá ter um impacto positivo na região.

O que os nossos estudantes têm a dizer?

Fazer parte de um projeto a nível europeu é uma experiência interessante e benéfica, especialmente para os estudantes que ainda não têm experiência profissional. Os I Living Labs constituem uma oportunidade que poderá revelar-se um trampolim para o mercado de trabalho.

Trabalhar conjuntamente com profissionais e estudantes de áreas de formação distintas, permite desenvolver uma comunicação mais eficaz, fomenta a criativade para encontrar novas soluções e permite construir uma rede de contactos profissional.

Os I Living Labs permitem-te explorar e aprofundar diferentes temas dentro das principais áreas de atuação da E³UDRES²: Economia Circular, Contribuição Humana para a Inteligência Artificial e Bem-estar e Envelhecimento Ativo.

Inspira-te e descobre as soluções que as equipas das edições anteriores encontraram para os desafios lançados.