A I Conferência de Ciência Cidadã da E³UDRES², realizada no Politécnico de Setúbal, reuniu investigadores, estudantes e membros da comunidade interessados em discutir os avanços e possibilidades da ciência cidadã. O evento aconteceu nos dias 29 e 30 de junho de 2023, e fez parte da Semana Internacional do Politécnico.

O evento

Com uma programação diversificada, a Conferência contou com palestras, workshops práticos e oportunidades de networking para os participantes. O evento foi uma oportunidade para a partilha de ideias e conhecimentos entre investigadores e membros da comunidade, e demonstrou o potencial da ciência cidadã para a resolução de desafios complexos da atualidade. 

Além disso, o evento também foi palco da 2ª Feira Sustentável do Politécnico de Setúbal, onde foram comercializados artigos doados por um valor simbólico. As receitas obtidas com as vendas, que possuem um caráter solidário, serão doadas à APPACDM de Setúbal.

Descobre abaixo os destaques do evento e explora os trabalhos publicados no Livro de Resumos da Conferência.

Para saberes mais sobre as últimas edições e futuros eventos, visita o site da E³UDRES².

Dia 1

O evento se iniciou com um dia dedicado à introdução ao tema, e centrou-se na importância da ciência cidadã em solucionar problemas locais e globais, bem como houve uma exploração do tema e dos potenciais direcionamentos para a expansão dos limites do conhecimento nesta área. Houve sessão de pôsteres para discussão dos trabalhos trazidos pelos participantes e o clima era de entusiasmo e envolvimento, com a presença de investigadores, estudantes e membros da comunidade interessados em se envolver em projetos científicos.

Dia 2

Já no segundo dia, os participantes puderam refletir sobre a aprendizagem do dia anterior e apresentar os seus projetos a fim de demonstrar como a ciência e os cidadãos podem estabelecer uma relação simbiótica. As apresentações foram esclarecedoras e inspiradoras, e mostraram como a ciência cidadã pode ser uma ferramenta poderosa para a transformação social e ambiental.

Explora a galeria de fotos deste evento

O que é Ciência Cidadã?

A ciência cidadã é uma abordagem em que cientistas e cidadãos trabalham juntos para criar e conduzir projetos científicos. Nessa óptica, os cidadãos não são apenas observadores da investigação, mas podem ser colaboradores ativos em qualquer etapa do processo, desde a concepção do projeto até a coleta e análise de dados. Isso permite que pessoas sem formação científica possam contribuir significativamente para a produção de conhecimento científico e para a solução de problemas complexos. Além disso, a ciência cidadã promove a divulgação científica, a democratização do conhecimento científico e a construção de uma sociedade mais engajada e participativa. 

Livro de Resumos

Explora os trabalhos apresentados na I Conferência de Ciência Cidadã da E³UDRES²