E³UDRES² presente na reunião de IES Portuguesas em alianças europeias

No dia 28 de fevereiro de 2024, a Professora Raquel Barreira, do Politécnico de Setúbal, representou a aliança E³UDRES² na 3ª Reunião das Instituições de Ensino Superior Portuguesas em Alianças de Universidades Europeias, sediada no campus do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

O tema do evento foi “Universidades Europeias como as Universidades do Futuro”, e teve por foco definir a missão do Fórum das IES (Instituições de Ensino Superior) Portuguesas que fazem parte de alianças europeias e explorar modelos de gestão, processos e procedimentos para a criação da Entidade Legal.

ESFORÇO CONJUNTO

A reunião marcou a importância do diálogo e da colaboração para enfrentar os desafios compartilhados pelas instituições de ensino superior num cenário global. O propósito fundamental destas reuniões  é criar um espaço colaborativo para definir o funcionamento e desenvolvimento de um Fórum entre IES Portuguesas.

A criação do Fórum visa propiciar a discussão de questões essenciais, como financiamento e mobilidade nas alianças de Universidades Europeias. Além disso, procura-se configurar o Fórum como um local para partilha de boas práticas, facilitando uma resposta unificada aos desafios institucionais. A ambição é que este Fórum se torne um interlocutor privilegiado das IES que integram alianças europeias, tanto com o Governo quanto com entidades portuguesas envolvidas na coordenação do ensino superior.

UNIVERSIDADES EUROPEIAS E A TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

As Alianças Universitárias, conforme definidas pela Comissão Europeia, representam colaborações transnacionais que pavimentam o caminho para o futuro das universidades. Estas alianças são fundamentais para promover os valores e a identidade europeia, revolucionando a qualidade e competitividade do ensino superior.