Seminário de Biotecnologia: Do microscópio para toda a Europa

A biotecnologia animal a construir pontes para futuras colaborações e descobertas inovadoras.

Acontece todos os anos, na Escola de Tecnologia do Barreiro do Politécnico de Setúbal um ciclo de Seminário de Biotecnologia. Em dezembro, um dos seminários foi dinamizado pelas investigadoras Elen Gócza e Lilla Bodrogi, da Hungarian University of Agriculture and Life Sciences (MATE). As convidadas partilharam os projetos desenvolvidos no Instituto de Genética e Biotecnologia da Universidade, num momento de partilha e colaboração científica entre instituições parceiras da E³UDRES². 

A iniciativa de trazer o evento surgiu durante uma reunião no âmbito dos projetos Ent-Re-Novators e E.I.N.S., ambas atividades do universo da E³UDRES². Em visita à Hungria, a equipa do Politécnico de Setúbal foi calorosamente recebida pelas investigadoras Elen Gócza, Lilla Bodrogi e Martin Urbán e apresentada aos laboratórios de biotecnologia animal da universidade húngara. O encontro despertou o interesse mútuo em colaborações futuras entre as instituições, materializado no convite para ministrarem uma aula aberta online para os estudantes e investigadores do Politécnico de Setúbal. 

Avanços na ciência, avanços na colaboração 

Segundo a equipa húngara, o evento foi frutífero para ambas as partes, com os estudantes a ter contato com uma ampla gama de tópicos, incluindo a edição de genoma em espécies mamíferas, animais de laboratório e espécies pecuárias. As investigadoras apresentaram desde conceitos básicos da transgênese, até técnicas inovadoras e avançadas de edição de genes como o CRISPR/CAS9. Houve espaço, também, para discutir como essas tecnologias são utilizadas para estudar a função dos genes e as doenças humanas. 

Além de promover a troca de conhecimentos, este Seminário de Biotecnologia estabeleceu bases sólidas para futuras colaborações entre as instituições parceiras e enriqueceu o cenário acadêmico e científico neste campo de conhecimento.