Aliança EUDRES dinamiza encontro do grupo de trabalho para a inovação e empreendedorismo

De 09 a 11 de janeiro decorreu nas instalações da Escola Superior de Ciências empresariais do IPS uma reunião do Grupo de trabalho para a inovação e empreendedorismo da aliança E3UDRES2. Esta reunião de trabalho contou com a participação presencial de 15 elementos provenientes das instituições parceiras da Eudres, bem como com a participação de outros elementos via videoconferência. O objetivo da reunião incidia, entre outros, na reflexão sobre uma síntese dos resultados obtidos por este grupo desde a última reunião de trabalho (em Godollo, na Hungria e que teve lugar em 2022) e na preparação das próximas iniciativas como a iResidency e o Bootcamp nas suas futuras edições de 2023.

Visita ao Mercado do Livramento

O programa incluiu a visita a alguns espaços e empresas da região de Setúbal, com o intuito de melhor compreender as dinâmicas, dificuldades e potencialidades locais, nas áreas do empreendedorismo, inovação e desenvolvimento, alinhando as capacidades de conhecimento e tecnologia da Aliança E3UDRES2 com as necessidades e orgânica económica da região. As visitas foram realizadas ao Mercado do Livramento, enquanto espaço emblemático da cidade que acolhe vários pequenos produtores e empresários da região, à Casa Ermelinda de Freitas, pela sua importância socioeconómica para a região e país e à Humus Farm, empresa que se dedica a várias atividades no espaço rural, incluindo alojamento e uma variedade de eventos para particulares e empresas, ancorada nos princípios da criatividade e da sustentabilidade.

A ideia por detrás deste evento foi potenciar os outcomes das atividades de inovação e empreendedorismo, bem como potenciar a articulação com os stakeholders internos e externos de todas as instituições, de modo a alinhar interesses, necessidades e expectativas para uma efetiva contribuição para o desenvolvimento das regiões, princípio intrínseco ao ADN da E3UDRES2.