Parceiros reunidos no Barreiro para seminário sobre Economia Circular

O Seminário sobre Economia Circular na Região de Setúbal, promovido pelo IPS enquanto membro da Universidade Europeia E³UDRES², cumpriu a 6 de maio a sua segunda edição na cidade do Barreiro, reunindo quatro organizações do território para partilha de projetos em curso e boas práticas.

Neste segundo encontro, que decorreu na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS), foi interveniente a Câmara Municipal do Barreiro, representada pela diretora do Departamento de Águas e Resíduos, Rita Isidro, que destacou um estudo em curso para o desenvolvimento de um sistema de resíduos orgânicos com a implementação de um projeto piloto de compostagem comunitária.

Em nome do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, António Oliveira, chefe do Departamento de Políticas de Empresa, destacou o papel do Projeto Hub Portugal, enquanto oportunidade única para as empresas nacionais fazerem a transição para processos e modelos de negócios baseados na Economia Circular, recorrendo a um programa de formação testado e com uma elevada taxa de sucesso.

No que toca à valorização e tratamento de resíduos, área de negócio da empresa Amarsul, que opera nos territórios da Península de Setúbal, Susana Silva realçou, por seu turno, a necessidade de campanhas de sensibilização junto das populações de forma a aumentar a consciencialização dos munícipes para a importância da seleção dos resíduos de forma adequada na fonte.

Por último, a agência regional S.Energia apresentou a evolução do consumo de energia final nos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, e a distribuição percentual desse consumo pelos vários setores, apontando a área dos transportes como a principal consumidora, segundo informou o responsável João Figueiredo.

No debate, que juntou a comunidade científica e os parceiros locais, foram também discutidas as ações que podem ser levadas a cabo para aumentar a consciência dos cidadãos para a necessidade urgente de se realizar a separação dos resíduos e o seu correto encaminhamento, de forma a reduzir as quantidades depositadas em aterro e de garantir a sua valorização.

O seminário, enquadrado na missão do IPS de educação para a sustentabilidade e num dos três grandes eixos temáticos da aliança europeia E³UDRES², abordou igualmente as questões da gestão energética e do apoio que pode ser dado às empresas para que implementem políticas mais circulares.